sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MUSICOTERAPIA

Vou falar um pouquinho sobre a musicoterapia, um dos elementos mais ricos na reabilitação e socialização do deficiente.

Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos. O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipas de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores.Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório.

O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregos pré-socráticos.

A sistematização dos métodos utilizados só começou, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. O primeiro curso universitário de musicoterapia foi criado em 1944 na Michigan State University.

Acredito no processo terapeutico da musicoterapia. Acredito que ela sociabiliza, otimiza e reage a qualquer situação.
bjs
É com grande alegria que comunico a todos que a oficina de costura e bordado da Associação Inclusão , Arte e Cultura está aberta para inscrições para a região de Atibaia à Bragança.
O curso será profissionalizante, gratuito, 2 vezes por semana e não terá duração mínima, trabalharemos com o tempo e possibilidade de cada um. As inscrições serão para maiores de 17 anos, e a oficina acontecerá na cidade de Atibaia.
As vagas serãao limitadas e estaremos montando duas turmas, uma na parte da manhã e uma na parte da tarde.
Estarão abertas as matrículas para todas as cidades da região, e mesmo quem não tiver transporte, estaremos negociando com as prefeituras , nos horários das oficinas, a locomoção de todos.
Todos os interessados devem enviar email para daphnevilla@gmail.com com os seguintes dados: nome, endereço,disponibilidade de dia e hora, idade, meio de locomoção e tipo de deficiência. Não haverá critério para seleção, as vagas serão preenchidas pelos primeiros inscritos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A DANÇATERAPIA

A Dançaterapia é uma abordagem corporal, voltada ao conhecimento pessoal que estimula o movimento criativo e a espontaneidade do corpo, motivando a comunicação e a integração entre as pessoas, procurando oferecer-lhes confiança para transformar o eu não posso por uma nova atitude do corpo que diz: Sim, eu Sou Capaz.

Fundamentada na metodologia criada pela bailarina argentina María Fux e na transpessoalidade, a Dançaterapia busca utilizar os recursos artísticos, educacionais e terapêuticos da dança para encontrar as pessoas e auxiliá-las a descobrir caminhos, superar os desafios e viver mais felizes.

Através do trabalho criativo e a conexão com a natureza e o cosmos, a Dançaterapia busca preservar a energia e o equilíbrio do ritmo interno do corpo, vindo beneficiar e integrar pessoas de todas as idades, portadoras ou não de necessidades especiais. Sua prática regular estimula as potencialidades que todos têm mas que estão escondidas - despertando áreas adormecidas em todo o corpo e oferecendo infinitas possibilidades de criação, expressão, e emancipação do ser humano. Como recurso complementar, a Dançaterapia vem desenvolver a consciência do corpo, suas possibilidades (habilidades e talentos) e seus limites.
A Rede Sarah de Reabilitação é um hospital onde o programa de trabalho plurianual tem os seguintes objetivos gerais:

1 prestar serviço médico público e qualificado na área da medicina do aparelho locomotor;
2 formar recursos humanos e promover a produção de conhecimento científico;
3 gerar informações nas áreas de epidemiologia, gestão hospitalar, controle de qualidade e de custos dos serviços prestados;
4 exercer ação educacional e preventiva visando à redução das causas das principais patologias atendidas pela Rede.
Na medida em que define claramente os objetivos a serem atingidos em determinado período de tempo, o Contrato de Gestão fornece ao Estado os instrumentos de aferição dos resultados da Instituição.


Princípios da Rede Sarah

Leia-os com atenção.
Tudo o que fazemos e praticamos segue, rigorosamente, estes princípios.

CRIAR
um centro especializado de saúde que entenda o ser humano como SUJEITO da AÇÃO e não como OBJETO sobre o qual se aplicam técnicas.

VIVENCIAR
a medicina do aparelho locomotor como um conjunto de conhecimentos e técnicas unificadas, destinados a restituir ao incapacitado físico o direito universal de ir e vir.

ATUAR
na sociedade para prevenir a incapacidade e a deformidade, combatendo, ao mesmo tempo, preconceitos quanto à deficiência física, pois o que caracteriza a vida é a infinita variação da forma que no tempo muda.

DEFENDER
o princípio de que nenhum homem pode ser discriminado por ser diferente da média em sua forma física ou maneira própria de realizar uma atividade.

LIBERTAR-SE
da dependência tecnológica pela utilização do potencial criador de nossa cultura, rejeitando a atitude passiva diante do consumismo e da imitação.

DESENVOLVER
uma atitude crítica diante de modelos importados, sejam
técnicas, sejam comportamentos.

SIMPLIFICAR
técnicas e procedimentos para adaptá-los às necessidades reais apresentadas pelos contrastes econômicos e culturais das regiões brasileiras; simplificação é a síntese crítica de sistemas e processos mais complexos: "não se simplifica aquilo que não se conhece".

VALORIZAR
a iniciativa inovadora e a troca de experiências, no ensino e na pesquisa, estimulando a criatividade de pessoas e grupos, "o indivíduo é a Instituição" e cada um por ela responde, a ela dedicando sua vida.

VIVER
para a saúde e não sobreviver da doença.

TRANSFORMAR
cada pessoa em agente de sua própria saúde.

TRABALHAR
para que a UTOPIA deste Hospital seja educar para a saúde, de tal modo, até que todos, protegidos da doença, dele não mais necessitem.

A COMUNIDADE
é a principal responsável por esta obra, cuja finalidade é a realização de sua vontade. Cabe, portanto, como dever de todos, cobrar desta Instituição o compromisso hoje consolidado.


Todo dia postarei um endereço e tels para contato nas cidades do Brasil onde o Sarah atua. Todo atendimento é gratuito.