terça-feira, 29 de julho de 2014

A DISLEXIA FICOU FAMOSA

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
As prováveis causas da dislexia são partos prematuros, icterícia, falta de oxigenação durante o parto ou alteração cromossômica hereditária.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.
Para se ter um diagnóstico correto da dislexia, é necessária a avaliação de uma equipe multidisciplinar como, neurologista, psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo. Onde apenas o neuro pode dar o diagnóstico final. Não exite antes de procurar todos esses profissionais e exigir antes de mais nada, os pedidos de exames, investigações como possíveis alterações no processamento auditivo, o BERA, *(exame do potencial evocado auditivo do tronco encefálico) que avalia a integridade funcional das vias auditivas nervosas desde a orelha até o córtex cerebral. Não aceite que nenhum médico prescreva remédios que estão na moda para seu filho(a), sem antes ter um diagnóstico minucioso, com exames todos os exames feitos.
Muitas vezes a dislexia vem associada a outros transtornos, o que é normal, não se assuste e nem ache que será o fim do mundo. O disléxico terá que aprender a evidenciar seus talentos e driblar suas dificuldades ao longo da vida, o que de certa forma todos nós fazemos.
É importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes, ainda na fase de alfabetização, para evitar que sejam atribuídos rótulos depreciativos, com reflexos  negativos sobre sua auto-estima e projetos de vida.
Portanto não aceite diagnósticos precoces, investigue, faça exames, procure outro médico se ficar com qualquer dúvida e principalmente, não desista! Ter o diagnóstico nas mãos com certeza ajudará na fase escolar, pois você terá um suporte perante a lei, que determina que os professores devem aplicar estratégias diferenciadas, como permitir que o aluno use o computador para elaborar trabalhos escritos ou utilize um gravador, quando o assunto for muito dificil.
Os professores também devem permitir o uso da máquina de calcular durante as lições de matemática, bem como nas provas aplicadas e que responda as questões dos testes oralmente, e refazer o teste quando necessário, atribuindo nota extra para compensar as notas baixas.
A proposta é diminuir os prejuízos emocionais ao estudante fazendo com que ele prossiga seus estudos junto aos demais colegas de classe. 
A lei é válida para todos os estabelecimentos de ensino da cidade e autoriza ainda a visita à unidade escolar dos profissionais para avaliação do peoveito da aplicação das estratégias e artifícios oferecidos aos alunos portadores da dislexia.
Portanto use e abuse dos seus direitos e nunca deixe de se informar e atualizar sobre as novas leis à seu favor. Use os serviços oferecidos pelo governo e exija o que lhe é devido. Mas nunca entre na "Onda da dislexia". Exija exames e um diagnóstico sério, não medique antes de ter certeza e não se deixe enganar por profissionais menos esclarecidos.