sábado, 2 de outubro de 2010

MARIA FUX

Último Workshop no Brasil em 2010


NOVEMBRO



13 e 14 - São Paulo, Brasil Local: Salesianos R. Pio XI, 1100 - Alto da Lapa a 5 km do metrô Vila Madalena (seguindo pela Av. Heitor Penteado e Av. Cerro Corá) - estacionamento gratuito no local. Reservas para hospedagem tel. 0xx11 3649.0200

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO ON-LINE


1º- Baixe a ficha de inscrição clicando no link:
ficha-de-inscricao-workshop.doc
2º- Envie a ficha preenchida para: dancaterapia_sidanza@hotmail.com
3º- Aguarde a confirmação via e-mail
Informações: dancaterapia_sidanza@hotmail.com
Fone: (62) 3371 21 32

PÓS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNISC ..INSCRIÇÃO ATÉ SEGUNDA

 

Termina nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, o prazo de inscrições para os  cursos de especialização na área de Educação Especial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Os três cursos oferecidos são: Educação de Pessoas Cegas ou com Deficiência Visual, Educação de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva e Educação de Pessoas com Deficiência Mental. O objetivo dos cursos é capacitar professores a se qualificarem na educação de pessoas com deficiências, para conhecer, desenvolver, intermediar e articular ações inclusivas entre esses alunos, assegurando o processo de inclusão nas classes comuns de ensino.


Para facilitar a frequência dos interessados, as aulas ocorrem nas sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30 as 11h30 e das 13h às 17h.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/pg ou na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, Bloco 1, sala 110, da Unisc.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3717-7343 / 3717-7311 ou pelo e-mail posgrad@unisc.br.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DANÇA PARA SURDOS

O Grupo de Dança Surdos Videira é uma prova que tudo é possível através da interação de um trabalho desenvolvido que objetiva a inclusão social.


Liderado pelo intérprete Nilton Câmara, o grupo de 5 pessoas ensaiam coreografias e as apresentam em eventos particulares ou do governo na cidade de Fortaleza - CE. De acordo com Câmara, o grupo é reduzido porque é necessário trabalhar com cada um de forma intensiva e aproveitando melhor as habilidades individuais.

Há uma seleção para ingressar no grupo de dança. Na primeira fase, os candidatos são avaliados pelo histórico escolar e familiar, após essa aprovação há os requisitos técnicos de ritmo e expressão corporal. Essa triagem ocorre em média uma vez por ano.

Antes de qualquer atividade corporal, Nilton prepara seus alunos para conhecer a letra da música que será dançada, compreendendo seu significado e auxiliando nos conhecimentos da Língua Portuguesa. O próximo passo é sentir as vibrações do som e daí aplicar o texto a Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é quando os participantes “cantam”. Isso resulta em musicalidade do corpo.

A sala de ensaio é adaptada com objetos simples, como o espelho, o aparelho de som com potência para deixar a música em volume altíssimo e o chão de assoalho de madeira, que facilita o aluno a sentir as vibrações.

Cada jovem apresenta sua facilidade ou dificuldade em demonstrar seus talentos, por isso os ensaios podem chegar até 8 meses, mas o que se busca é o nível possível de cada um, sendo trabalhados as expressões corporal e facial. Isso reflete no comportamento no âmbito social, pois passa a se expressar melhor vencer a timidez.

A proposta principal do projeto é transformá-los em atores com autonomia e não apenas em copistas, que imitam os sinais repassados por um ouvinte.

“Esse projeto é fundamental para a valorização da pessoa surda, que passa a se sentir cidadãos de direitos e além de valorizar a autoestima, acreditando que é eficiente e capaz de qualquer atividade através de outros sentidos que são aguçados, em que se iguala a outras pessoas sem deficiência. Assim ela conquista o seu espaço”, diz Nilton Câmara.

Para obter maiores informações sobre o grupo ligue: (85) 9969-4059

www.niltoncamara.net

LIVRO "UM NOVO OLHAR PARA A ARTE DA DANÇA'

Aconteceu o lançamento do livro "Um novo olhar para a arte da dança" , dia 29/09/2010, na cidade de Vitória.


O livro é o resultado do projeto de dança para deficientes visuais comandado por Aline Pamplona, Carolina Mattedi e Leonardo Serra

REDE DE COMPANHIA DE DANÇA COM DEFICIENTES.



Montar uma rede de companhias de dança contemporânea que misture portadores e não portadores de deficiência física. Este é o objetivo maior do projeto Dance Meets Differences, que esteve no Brasil montando o espetáculo Via sem Regra (que fala sobre tabus) com quatro bailarinos brasileiros e três alemães, dirigidos pela coreógrafa e criadora do programa, a alemã Gerda Koenig.


“O projeto amplia a visão do espectador porque, não só mistura pessoas de possibilidades físicas diferentes, mas também pessoas de países diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes, linguagens diferentes. É a globalização no sentido humanístico da palavra”, disse, em entrevista exclusiva ao Aprendiz, o coordenador geral do projeto, Gustavo Fijalkow.

A idéia é deixar uma semente do projeto em cada um dos cinco continentes por onde o grupo passar. O primeiro continente escolhido foi a América e, nele, o Brasil. Ao chegar ao país, a cadeirante Koenig e sua equipe fizeram o que vão repetir no Quênia (África) e na Malásia (Ásia): selecionaram bailarinos portadores e não portadores de deficiência e passaram a ensaiar em ritmo de qualquer companhia de dança - seis dias por semana, oito horas por dia.

No intervalo desses ensaios, Koenig tem repetido que o Dance Meets Differences é um programa que “questiona as regras, os rituais e preconceitos de nossa sociedade e procura transgredir os limites entre pessoas com diferentes possibilidades de movimento. Inaugura, pela ruptura de tabus, nova possibilidade de percepção visual dos movimentos”. É exatamente o que fez quando estrou o espetáculo em São Paulo.

Apesar de misturar portadores com não portadores de deficiência, o projeto não tem a preocupação com a inclusão. “A proposta é otimizar a deficiência e confrontar as pessoas com seus limites”, acrescenta Fijalkow contando que os espetáculos montados agora participarão de um festival na Alemanha no primeiro semestre do ano que vem.

O espetáculo aconteceu no Teatro Tuca e Galeria Olido (respectivamente)

ESPORTES PARA CADEIRANTES

Não é mais novidade o fato de que o termo inclusão social ganha importância gradativa em todas as esferas sociais. Nos esportes, se potencializa ainda mais pela própria essência de superação e quebra constante de recordes. E o número crescente de praticantes cadeirantes em modalidades adaptadas fortalece todo contexto.



No Grande ABC, a carência em projetos específicos mais abrangentes das prefeituras para este público ainda é predominante. Das sete cidades consultadas pela reportagem do Diário, apenas São Caetano, Santo André e São Bernardo contam com turmas de natação e atletismo.



Neste panorama, que vai de encontro à crescente gama de opções das modalidades adaptadas, a tendência sobrecarrega o trabalho de clubes, universidades, federações independentes e ONG''s (organizações não-governamentais), que geralmente ficam encarregadas dos assuntos para-desportivos.



"Esta defasagem acontece pela falha ao entender que o esporte adaptado também faz parte do rol de esportes de alto rendimento, e necessitam de condições adequadas. Talvez o agravante seja não enxergarem isso, e vem atrelado ao custo de manutenção de equipes e atletas, que não é barato e ainda dá pouco retorno na mídia", afirmou Sileno Santos, coordenador de esportes da ONG paulista ADD (Associação Desportiva para Deficientes).



As entidades que cuidam da administração dos esportes para deficientes recebem apoio governamental pela Lei Piva desde 2001, onde parte da arrecadação das loterias tem esse destino: do total de recursos repassados, 85% vão para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e 15%, ao CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro).



A questão é a forma como o assunto é visto no âmbito regional. "O apoio, mesmo restrito, existe. O que falta é adquirir respaldo. O esporte adaptado nas prefeituras tem de estar vinculado à Secretaria de Esportes, com verba específica e calendário. Mas ainda é tratado pela Secretaria de Assuntos da Pessoa Deficiente ou Secretaria da Educação. Geralmente não está inserida na de esportes, logo ainda não tem como ser tratada como tal",

ESPORTES ADAPTADOS

Tem-se conhecimento que as atividades físicas possui um papel fundamental na vida do homem desde a antiguidade, mas o interesse das pessoas portadoras de deficiência pelas atividades esportivas de forma organizada iniciou-se após a 2ª Grande Guerra Mundial depois dos grandes benefícios demonstrados, através do esporte, pelo médico alemão Dr. Ludwig Guttman no hospital de Stoke Mandewille. A partir de então, várias modalidades esportivas vêm sendo adaptadas e praticadas pelos portadores de deficiência no intuito de mostrar à sociedade e a eles mesmos a sua capacidade de quebrar limites e desenvolver talentos esportivos.




No programa de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, as atividades de iniciação e treinamento esportivo são desenvolvidas em parceria com as respectivas associações de deficiência, tanto no âmbito municipal como nacional e Comitê Paraolímpico Brasileiro.



Atualmente são oferecidas em forma de iniciação e treinamento as seguintes modalidades esportivas:



ATLETISMO

O atletismo, talvez seja a modalidade que mais opções de prática ofereça aos portadores de deficiência por ser uma modalidade com características individuais onde o aluno tem condições de realizar a iniciação e treinamento de algumas provas sem grandes requisitos de materiais sofisticados e caros. Contudo, para o desenvolvimento da alta performance é necessário o investimento em materiais adequados, como é o caso da cadeira de rodas de corrida e implementos de arremesso. As provas, os princípios e regras básicas são praticamente as mesmas da FIA, observando-se, naturalmente, as adaptações de acordo com a deficiência e sua classificação funcional.



Atualmente, o programa oferece condições de prática do atletismo, tanto de iniciação como de treinamento e participação em competições de nível regional, nacional e internacional, para os portadores de deficiência visual, física e mental.



BASQUETE

A modalidade de basquete oferecida pelo presente programa, é dividida em BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS e BASQUETE PARA DM, ou seja, o primeiro destinados aos deficientes físico que utilizam cadeiras de rodas e o segundo para os deficientes mentais. A modalidade em si, não traz grandes diferenças quanto aos princípios, fundamentos e regras, na realidade o basquete em cadeiras de rodas é uma adaptação do basquete convencional onde os jogadores são classificados de acordo com sua capacidade funcional utilizando a cadeira de rodas específica de acordo com suas características individuais, onde são adaptadas, também, algumas regras para propiciar maior dinamismo e motivação no jogo. Para o desenvolvimento desta modalidade esportiva, o programa oferece além da estrutura física, também materiais e estagiários onde os mesmos têm condições de vivenciar a prática didática e metodológica do esporte com os portadores de deficiência, participando inclusive de eventos e campeonatos regionais e nacionais.



NATAÇÃO

A natação, além de oferecer inúmeras possibilidades de trabalho com as pessoas portadoras de deficiência quer seja na recreação, lazer e reabilitação, oferece, também, a oportunidade para que o portador de deficiência possa desenvolver capacidades e habilidades técnicas dos diferentes estilos de natação, compatíveis com sua limitação e participar de campeonatos regionais, nacionais e internacionais. As regras utilizadas na natação competitiva são as mesmas utilizadas pela FINA, salvo as adaptações realizadas pela seção de natação do Comitê Paraolímpico Internacional, cujo objetivo é o de proporcionar ao atleta portador de deficiência as condições necessárias para nadar respeitando suas limitações mas utilizando também o máximo de sua capacidade funcional. Diante disto, os atletas são divididos além de categorias de deficiência (VISUAL, FISICA, MENTAL), também em classes funcionais de acordo com o seu potencial funcional dentro d`água cujo objetivo principal é homogeneizar ao máximo as classes, tornando a competição mais justa e motivante.



Atualmente, oferecemos a oportunidade para aqueles alunos portadores de deficiência que queiram praticar a natação a possibilidade da iniciação, o aperfeiçoamento e o treinamento para competição, onde participam portadores de deficiência visual, mental e física.



GOALBALL

O Goalball é dos únicos esportes concebidos especificamente para os portadores de deficiência visual. O Goalball é jogado com uma bola sonora de 76 cm de diâmetro em uma quadra de 9mX18m e uma baliza de gol medindo 9m de comprimento por 1,30m de altura, três jogadores com vendas nos olhos formam cada equipe, independente de sua classe (B1, B2 ou B3). O objetivo do jogo é arremessar, com as mãos, a bola contra a meta adversária, marcando gol. Além de propiciar o desenvolvimento de diversas habilidades como agilidade, potência de membros superiores, percepção auditiva, noção de tempo/espaço, o jogo proporciona também um grande espírito de equipe e cooperação. Atualmente o programa oferece a possibilidade do portador de deficiência visual participar da iniciação e treinamento do goalball participando de competição regional e nacional. As atividades são desenvolvidas sob a orientação de um professor, monitor e estagiário do programa.



GINÁSTICA RÍTMICA E DANÇA

A Ginástica Rítmica e Dança, além de ser uma manifestação pura da expressão corporal do indivíduo, tornou-se também uma modalidade esportiva de competição na área da pessoa portadora de deficiência.



No que se refere ao esporte, ela desenvolve, em grande espectro, as capacidades físicas e as habilidades perceptivas essenciais ao crescimento, desenvolvimento e processo de maturação psicomotora do aluno. Quanto à expressão corporal, permitem o fluir da emotividade através da música, do movimento e implementos. Tanto a Ginástica Rítmica quanto a Dança, visam contribuir na melhoria da autoconfiança, da autoconsciência e do fortalecimento da imagem corporal da PPD, auxiliando também, na melhoria da postura, coordenação e comunicação.



(Programa desativado temporariamente)



FUTEBOL

O futebol continua sendo, dentro das modalidades esportivas, a grande paixão nacional e não poderia ser diferente entre as pessoas portadoras de deficiência. Diante disto, o programa de atendimento às pessoas portadoras de deficiência da UFU oferece duas formas de futebol com crianças e jovens portadores de deficiência mental. A primeira é o futebol unificado, ou seja, adolescentes e jovens portadores de deficiência mental leve têm a possibilidade de realizarem a aprendizagem e treinamento conjunto, desenvolvendo mais do que os fundamentos básicos do futebol, mas acima de tudo o espírito de equipe, de cooperação e naturalmente a socialização. A segunda diz respeito à aprendizagem e treinamento do futebol por deficientes mentais de nível moderado, onde as habilidades básicas de coordenação, ritmo, equilíbrio, noção tempo/espaço são enfatizadas de forma bastante acentuada, além dos fundamentos básicos do futebol e a socialização.

Universidade Federal de Uberlândia


Av. Engenheiro Diniz, 1178 - Cx. Postal: 593 - CEP: 38.400-902 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

 
FAMÍLIA

A família quando recebe um bebê deficiente passa por vários MOVIMENTOS de ajuste. Estes, se forem orientados por profissionais qualificados, torna cada passagem muito mais suave

O MOVIMENTO

A utilização do recurso artístico, seja ele qual for, por sí só já pede o Movimento.
Parece-me que, por menor que seja este movimento, diante da quase que total retração psíquica, desperta uma mobilização interna

O novo

A Arte-Terapia facilita este entrar em contato com o poder criador de cada um; ao criar o belo, a pessoa entra em contato com o belo em si; ao expressar raiva, revolta, indignação, a pessoa percebe a força do seu poder pessoal.
O novo trás vida!
Podemos fazer uma analogia com a respiração. Como funciona? Você respira, entra ar novo, expira, sai o ar viciado. Acho que o trabalho com a arte tem esses dois elementos, desopila o que está entoxicado e trás muito esse novo, proporciona uma verdadeira  ‘oxigenação da alma’, das emoções, dos sentimentos, do mundo racional.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PROJETO BELAS ARTES – ARTE E INCLUSÃO

 

logotipo belas artes

 

PROJETO BELAS ARTES - Arte e Inclusão, projeto social e cultural, nasceu de uma parceria com a Estação Especial da Lapa – EE Lapa - unidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP.
Esta parceria iniciou-se em abril de 1998, destinada a ser campo de estágio para os alunos do curso de licenciatura em Artes Vsuais. No mesmo ano, a partir do mês de agosto, surgiram as oficinas de linguagem artística e também o boletim informativo “De Cara com a Estação”.
Em 2003, ampliando o projeto inicial, incluiu-se a oficina de serigrafia tendo como objetivo oferecer uma área de cunho profissionalizante. E estendeu o seu atendimento aos pais, e aos profissionais ligados à deficiência e à inclusão, por intermédio, respectivamente, dos núcleos Encontros com Pais e Familiares- ENPAF e o Centro de Estudos Multidisciplinar Pró Inclusão – CEMUPI.
Desde a fundação do Projeto, já obtivemos resultados que merecem ser divulgados. E esta página eletrônica é o local ideal para isso.
Podemos citar: pesquisas acadêmicas; diversas exposições de arte; participação em seminários e congressos; ações que contribuíram para o ingresso na faculdade de jornalismo; um casamento; publicação de um livro; e diversos empregos.
O Projeto Belas Artes – Arte e Inclusão, tem seus princípios fundamentados na arte como ciência, mediadora de cada indivíduo consigo mesmo e com o mundo. Olhar crítico, reflexivo dos fatos históricos, sociais e culturais. Promover a percepção da própria identidade e apresentar caminhos para ampliar o desempenho social integral.
A inclusão social, a não exclusão... O Projeto Belas Artes – Arte e Inclusão, espera contribuir para o desbravamento de caminhos para cada um, garantir a individualidade e o reconhecimento dos direitos sociais, culturais, políticos,religiosos e outros inerentes à natureza das pessoas. Aspectos da natureza de TODAS as pessoas, pelo simples fato de SEREM unicamente PESSOAS. PESSOAS IGUAIS, embora possam ser diferentes na aparência física. .

 

É com muito carinho que venho postar hoje o Projeto da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, cuja coordenadora é uma pessoa muito querida e a quem devo este blog, a AIAC e todo conhecimento desse mundo tão lindo que é trabalhar com pessoas especiais.

Eliane Aparecida Andreolli, amiga, mentora, e um exemplo de dedicação e amor ao que faz, foi quem me trouxe para a realidade da inclusão. 

Quero te falar Li, que sou sua fã e tenho muito orgulho da nossa parceria, de poder estar junto de você na Belas Artes, na Estação Especial da Lapa e pelo apoio e parceria na Associação Inclusão , Arte e Cultura.

Quero dividir com todos o quanto sou uma pessoa melhor, mais esclarecida, humanizada, agradecida e disposta pra vida depois de conhecer as pessoas com quem trabalhei na Estação Especial da Lapa, e pelo caminho que venho trilhando desde lá.

Um beijo a você Li e um muito obrigada.

A PARALISIA CEREBRAL

 

A Paralisia Cerebral (P.C.) é uma deficiência ocasionada por uma falta oxigenação numa parte do cérebro (encéfalo), quando o este ainda está em formação. As causas mais comuns de Paralisia Cerebral têm origens em infecções ou traumatismos que ocorrem antes, durante ou após o nascimento (até cerca de dois anos).

Bebê

A P.C. é irreversível, mas não é progressiva. Ela retarda ou impossibilita o desenvolvimento normal da criança, e causa alterações na coordenação motora, no equilíbrio e/ou na fala, podendo vir ou não acompanhada de deficiência mental ou sensorial.

É também muito importante não associar uma Paralisia Cerebral à deficiência mental ou sensorial. Em alguns casos essa associação ocorre, mas há muitas situações em que os paralisados cerebrais mantém intacta sua cognição e outras funções cerebrais e mentais.

 

PRINCIPAIS CAUSAS DURANTE O PARTO

  · Falta de oxigênio ao nascer (o bebê demora a respirar, lesando parte(s) do cérebro);

  · Lesões causadas por partos difíceis, principalmente a dos fetos muito grandes de mães pequenas ou muito jovens (a cabeça do bebê pode ser muito comprimida durante a passagem pelo canal vaginal);

  · Trabalho de parto demorado;

  · Mau uso do fórceps, manobras obstétricas violentas;

  · Os bebês que nascem prematuramente (antes dos 9 meses e pesando menos de 2 quilos) têm mais chances de apresentar Paralisia Cerebral.

 

PRINCIPAIS CAUSAS DEPOIS DO NASCIMENTO

  · Febre prolongada e muito alta;

  · Desidratação, com perda significativa de líquidos;

  · Infecções cerebrais causadas por meningite ou encefalite;

  · Ferimento ou traumatismo na cabeça;

  · Falta de oxigênio por afogamento ou outras causas;

  · Envenenamento por gás, por chumbo (utilizado no esmalte cerâmico, nos pesticidas  agrícolas ou outros venenos);

  · Sarampo;

  · Traumatismo crânio-encefálico até os três anos de idade.

 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Arte terapeuta

 

De acordo com a American Art Therapy Association arteterapeuta é um profissional treinado em arte e em terapia que tenha uma formação em arteterapia.

 

Considerando que a psicoterapia é uma atividade restrita a psicólogos e médicos, o profissional com outras formações que lhe dão embasamento para melhorar a vida das pessoas são considerados terapeutas.

Roberto Crema, vice-reitor da UNIPAZ e responsável pelo Colégio Internacional dos Terapeutas, esclarece:

A partir de uma visão de ecologia profunda, e de uma definição de saúde como um estado de bem-estar psicossomático, social, ambiental e cósmico, postulada pela Organização Mundial de Saúde, três categorias de terapeutas são reconhecidas: a clínica, a social e a ambiental. A primeira é reservada aos profissionais clínicos habilitados, como médicos, psiquiatras e psicólogos; a segunda, aos profissionais que cuidam do social, como educadores, empresários, engenheiros, arquitetos, artistas, políticos, cientistas, sacerdotes...; a terceira diz respeito aos cuidadores do meio-ambiente, como biólogos, ecólogos, etólogos, engenheiros florestais, entre outros. A tarefa de ser agente de saúde, portanto, é estendida a todo ser humano, que se importa com o bem-estar, de si, de todos e de tudo, abrindo-se à responsabilidade de cuidar. (2002, p.13)

O arteterapeuta, portanto, utiliza recursos artísticos como: artes plásticas, poesia, dança, música, teatro, modelagem, ou outras formas de expressão, para proporcionar o auto-conhecimento e a melhora do estado emocional da pessoa que o busca como terapeuta.

Ele pode focar seu atendimento nas mais diversas abordagens terapêuticas ou correntes psicológicas.

A arteterapia vem sendo usada em clínicas, hospitais, escolas, empresas, como mais um recurso de crescimento interior e bem-estar das pessoas.

Através dos meios que mais tem afinidade, percebe a arte como um processo de comunicação não-verbal, onde tem menos importância o resultado e a estética do trabalho. A importância maior está naquilo que a arte revela do inconsciente e o seu efeito no consciente, melhorando o seu viver e o seu sentir.

Para isso, se faz necessário um conhecimento prévio das técnicas a serem usadas, dos materiais expressivos, e o treinamento na escuta e percepção do outro, com o acolhimento e a compreensão próprios de quem cuida.

O arteterapeuta junguiano está sempre trabalhando com as polaridades, a luz e as sombras, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo, o ego e o self.

Estar em constante processo de auto-crescimento é fundamental, pois é conhecido que só conseguimos levar as pessoas até onde conseguimos chegar.

Autora: Celeste Carneiro

Título: Cadevi - Centro de Apoio ao Deficiente Visual


Home page do Cadevi: divulga suas atividades esportivas, cursos, eventos culturais e possui links para outros sites.

Endereço:http://www.cadevi.org.br

Título: Instituto Padre Chico

Home page do Instituto de Cegos "Padre Chico".

Endereço:http://www.padrechico.org.br

Título: Instituto Benjamin Constant


Site com tudo o que acontece no Instituto Benjamin Constant.

Endereço:http://www.mec.gov.br/ibc
ALGUNS LINKS INTERESSANTES PARA DEFICIENTES VISUAIS

Título: Bengala Branca.


Importadora de equpamentos para Deficientes Visuais: impressoras, jogos pedagógicos, bengalas, relógios, calculadoras que falam...

Endereço:http://www.bengalabranca.com.br





Título: TREINAMENTO ATRAVÉS DO VIRTUAL VISION


Neste site, você encontrará as apostilas dos cursos de informática para deficientes visuais, ministrados pela Fundação Bradesco e por Entidades Parceiras.

Endereço:http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas

 
 
Título: Empresa ligada à deficiência visual.


Empresa que trabalha com diversos equipamentos para deficientes visuais, como piso tátil, entre outros.

Endereço:http://www.braille.com.br

Título: Site para deficientes visuais.

Site que trata de diversos assuntos, e possui desde humor, até tutoriais e programas interessantes para download.

Endereço:http://www.cegueta.com
REVISTA CONTATO - A REVISTA VOLTADA PARA O DEFICIENTE VISUAL
Acesse o link para vera revista.
 http://www.laramara.org.br/portugues/conteudo.php?id_nivel1=1&id_nivel2=72&nome=LARAMARA
LARAMARA- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AO DEFICIENTE VISUAL
Para adquirir seu exemplar http://www.laramara.org.br/  ou recursos@laramara.org.br
11 3660-6458

OBRAS DIGITALIZADAS - ARTIGOS E TEXTOS






Obras digitalizadas para pessoas com deficiência visual


Rede Saci

16/07/2009



Alzer Augusto dos Santos disponibiliza livros digitais e artigos acadêmicos

Alzer perdeu a visão de um dos olhos aos 4 anos durante uma cirurgia, e mais tarde aos 14 anos perdeu a visão do outro olho devido descolamento de retina, causado por uma bolada enquanto jogava basquete.



Para se formar em Direito (UNIMES) e Pedagogia (Universidade São Marcos), e fazer pós-graduação em Fundamentos da Educação (Unimonte), Alzer Augusto dos Santos adquiriu um acervo de cerca de 15 mil títulos digitalizados na língua portuguesa, e agora disponibiliza esse catálogo para que pessoas com deficiência visual tenham acesso às obras.



As pessoas que se interessarem podem fazer o download aqui do catálogo de obras, e do catalogo de artigos. Para obter as obras basta enviar um email para alzer4@uol.com.br e fazer o pedido dizendo seu nome, Rg, email, e uma declaração dizendo que é pessoa com deficiência visual, ou de que faz parte de instituição que auxilia pessoas com deficiência visual. Os pedidos podem levar de 4 a 5 dias para envio.



Índice de artigos e textos

Índice de Obras para download



Email: alzer4@uol.com.br

Blog do Alzer: http://alzer.santos.zip.net

LIVRO EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE O PREOFESSOR TEM A V ER COM ISSO?

Rede Saci

Livro revisado na versão HTML
A Rede SACI disponibiliza aqui o livro "Educação Inclusiva: O que o Professor tem a ver com isso?" em PDF e HTML.

A novidade é a nova versão em HTML, que teve os endereços conferidos e atualizados.

A coordenação do livro é de Marta Gil, socióloga que atua na área da deficiência desde 1976 e que foi gerente da Rede SACI até 2006.

Livro em PDF: http://www.saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.pdf

Livro em HTML: http://www.saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.html