quinta-feira, 31 de março de 2011

Conheça o projeto que promove a inclusão por meio das artes….

 
 
Em 1998 nascia o Projeto Belas Artes – Arte e Inclusão, fruto de uma parceria da então Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com a Estação Especial da Lapa e Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Sua missão era, por intermédio de atividades artísticas, culturais e profissionais, contribuir para o processo de inclusão social de pessoas com deficiências física, mental ou sensorial. Para isso, o projeto contava com oficinas comandadas por monitores encarregados do delicado e desafiador objetivo de oferecer aos alunos a base para a compreensão de um mundo que lhes oferecia o poder de ir muito além de suas limitações: as artes.
Ao longo desta década de existência do projeto, outras iniciativas juntaram-se às oficinas. Destinado às pesquisas, políticas públicas e realização de palestras abertas à comunidade, foi criado o Centro de Estudos Multidisciplinar Pró Inclusão (CEMUPI) e, com o objetivo de fortalecer a relação dos alunos com aqueles ao seu redor, foram criados os Encontros de Pais e Familiares. Este conjunto de atividades permitiu ao projeto atingir a sua meta de promover a percepção da própria identidade e apresentar caminhos para ampliar o desempenho social integral.
A antiga Faculdade tornou-se, em 2002, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e a Estação Especial da Lapa é atualmente a Divisão de Medicina de Reabilitação/Lapa. A parceria continua, fortalecendo-se a cada dia de sucesso deste projeto que, à sua maneira, revê nosso olhar sobre o mundo.
A AIAC teve o privilégio de fechar a parceria com esse projeto, e contar com o nome da Belas Artes em sua atuação para capacitar e integrar, sem deixar de se preocupar tb com a família, que na visão da AIAC, está diretamente ligada ao progresso, sucesso e continuidade dos trabalhos.
Estou muito feliz. Amanhã teremos mais fotos.

Nenhum comentário: