A Paralisia Cerebral (P.C.) é uma deficiência ocasionada por uma falta oxigenação numa parte do cérebro (encéfalo), quando o este ainda está em formação. As causas mais comuns de Paralisia Cerebral têm origens em infecções ou traumatismos que ocorrem antes, durante ou após o nascimento (até cerca de dois anos).
A P.C. é irreversível, mas não é progressiva. Ela retarda ou impossibilita o desenvolvimento normal da criança, e causa alterações na coordenação motora, no equilíbrio e/ou na fala, podendo vir ou não acompanhada de deficiência mental ou sensorial.
É também muito importante não associar uma Paralisia Cerebral à deficiência mental ou sensorial. Em alguns casos essa associação ocorre, mas há muitas situações em que os paralisados cerebrais mantém intacta sua cognição e outras funções cerebrais e mentais.
PRINCIPAIS CAUSAS DURANTE O PARTO
· Falta de oxigênio ao nascer (o bebê demora a respirar, lesando parte(s) do cérebro);
· Lesões causadas por partos difíceis, principalmente a dos fetos muito grandes de mães pequenas ou muito jovens (a cabeça do bebê pode ser muito comprimida durante a passagem pelo canal vaginal);
· Trabalho de parto demorado;
· Mau uso do fórceps, manobras obstétricas violentas;
· Os bebês que nascem prematuramente (antes dos 9 meses e pesando menos de 2 quilos) têm mais chances de apresentar Paralisia Cerebral.
PRINCIPAIS CAUSAS DEPOIS DO NASCIMENTO
· Febre prolongada e muito alta;
· Desidratação, com perda significativa de líquidos;
· Infecções cerebrais causadas por meningite ou encefalite;
· Ferimento ou traumatismo na cabeça;
· Falta de oxigênio por afogamento ou outras causas;
· Envenenamento por gás, por chumbo (utilizado no esmalte cerâmico, nos pesticidas agrícolas ou outros venenos);
· Sarampo;
· Traumatismo crânio-encefálico até os três anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário