Estou divulgando a oficina a ser realizada pelo Marquinhos, ainda sem data prevista p início. Peço que os interessados deixem o nome e endereço de email p contato que estarei repassando p ele através do blog.
OFICINEIROS: Marcos Abranches
A oficina será realizada pelo bailarino Marcos Abranches e terá um número máximo de 16 participantes. O público alvo são pessoas com e sem deficiência, jovens (a partir de 16 anos) e adultos interessados em dança e preparação corporal.
A oficina tem a proposta de trabalhar com práticas corporais de consciência corporal; exploração do movimento;
respiração e concentração; considerando o público a que se dirige e os seguintes objetivos:
· Desenvolver e aprofundar a consciência corporal dos participantes da oficina;
· Proporcionar um entendimento complexo da estruturação e funcionamento do corpo, além do (re)conhecimento do próprio;
· Possibilitar o desenvolvimento da percepção do espaço e do corpo no espaço, dentro e fora da sala de aula;
· Possibilitar a compreensão do movimento como um todo organizado, buscando preparar e fortalecer o corpo para o cotidiano;
· Fazer profundas e efetivas mudanças posturais, transformando a forma do corpo de dentro pra fora;
· Estimular a coordenação motora, o senso rítmico e, principalmente, a criação artística da dança;
· Proporcionar apropriação anatômica do seu próprio corpo através de imagens táteis e de sensações que surgem através do toque em cada região;
· Trabalhar a consciência do peso de seu próprio corpo, através do contato físico com objetos e com os outros corpos;
· Oferecer recursos para a realização de pequenas e grandes transferências de peso na dança;
· Explorar e aprofundar o tato e o contato dos participantes, importantes componentes para suas atividades cotidianas e também para o desenvolvimento da dança;
Desenvolvimento e Cronograma
· As aulas serão compostas por exercícios que promovam o aquecimento, exercícios em solo, seguidos de exercícios de consciência do corpo e do corpo no espaço, exercícios de dança contemporânea, contato improvisação, dinâmicas de grupo, jogos de improvisação, exercícios lúdicos, alongamento, fortalecimento muscular, massagem e relaxamento.
· O cronograma será estabelecido para o desenvolvimento das atividades dentro do período de 4 meses, tendo no final uma apresentação de conclusão da oficina.
· 1º mês: aulas para integração do grupo. Os exercícios serão de grau de dificuldade baixa visando à primeira adaptação aos movimentos da dança com maior ênfase na parte física para melhora do condicionamento físico geral.
· 2ºmês: aulas com ênfase nos movimentos de controle e consciência corporal e inicio dos exercícios de contato improvisação
· 3º mês: desenvolvimento das atividades e exercícios de controle e consciência corporal e continuidade nos exercícios de contato improvisação e desenvolvimento dos exercícios criativos para a preparação da apresentação de encerramento da oficina.
· aulas com exercícios de improvisação atividades de criação e ensaios para a apresentação de encerramento da oficina.
A seguir, destacamos algumas propostas de aquecimentos que farão parte de todas as aulas de acordo com as necessidades dos alunos e com os objetivos traçados para aquele dia de aula, podendo ser utilizada uma ou mais dessas:
- Alongamento;
- Andares nas seis direções (cima, baixo, lado, lado, frente, trás) brincando com as mudanças de direções e ritmos;
- Pequenas e grandes corridas, dentro ou fora da sala;
-Após os exercícios de aquecimento, iniciaremos as propostas de atividades de acordo com o seguinte plano de aula (considerando que a duração do curso terá 3 meses e que as aulas ocorrerão uma vez por semana 4horas/aula ou duas vezes por semana 2horas/aula)
Em algumas aulas vamos precisar de um aparelho de DVD e uma televisão (para exibição de filmes de dança); e em todas, precisaremos de um aparelho de som com CD player. Se possível, gostaríamos também de ter em sala de aula: uma cadeira de rodas, um par de muletas canadenses simples e um andador, para que as pessoas sem deficiência possam se apropriar desses materiais.
A dança é um magnífico instrumento que através da expressão dos movimentos melhora e desenvolve as capacidades e habilidades do estar e ser presente em cada processo da vida. Durante esta vivência serão estimuladas a criatividade e o movimento espontâneo, não havendo a preocupação com a técnica e a estética dos movimentos, além disso, possibilita a atenção e a escuta do ritmo interno que pulsa em cada pessoa, o que possibilita um gradual aumento da própria presença e consciência
Obs.: O curso visa trabalhar com a idéia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, buscando não excluir ninguém das experimentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário